Recebo muitas dúvidas em relação a muitas coisas relacionadas com pastelaria, mas dúvidas sobre bolos são as mais comuns. Aqui ficam os 12 erros mais comuns que se cometem ao fazer bolos, é um post extenso mas completo sobre o que pode correr mal. Façam um cafezinho, leiam com calma e depois vão fazer bolos!
UPDATE: Vejam também o vídeo sobre este tema!
1- ERROS, ENGANOS OU SUBSTITUIÇÕES NAS RECEITAS
Acontece muitas vezes haver erros nas receitas com quantidades erradas ou a falta de algum ingrediente. Infelizmente muitas vezes só se dá por eles quando o bolo já está cozido e não há nada fazer… Sigam o vosso instinto, se acharem alguma coisa estranha na receita, procurem outra.
Também muitas vezes somos nós que nos enganamos (eu mesma ainda esta semana meti um bolo no forno e só depois me lembrei que me tinha esquecido dos ovos). Para que isto não vos aconteça, uma boa dica é juntarem todos os ingredientes que vão usar para a receita e assim não só não correm o risco de se esquecerem de nenhum, mas também se certificam que não vos falta nada que a receita pede.
Outra coisa que acontece é não se seguir a receita exatamente como está explicada e às vezes há pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Por exemplo na foto abaixo estão 2 queques feitos com os mesmos ingredientes, mesmas quantidades e cozidos durante o mesmo tempo à mesma temperatura no forno.
A única diferença foi a ordem em que juntei os ingredientes, o que fez com que a aparência e textura deles fosse totalmente diferente. Por isso, não ignorem os passo-a-passo das receitas.
Aqui está o link do vídeo dos Queques: https://www.youtube.com/watch?v=i8PuubPo-B8
2- MASSA MUITO BATIDA
Este erro é muito comum, já as nossas avós diziam que os bolos tinham de ficar bem batidos, mas na verdade não é bem assim. Quando há uma mistura de ovos e açúcar ou manteiga e açúcar, sim deve bater-se bem para haver uma boa emulsão. Mas depois de colocarmos a farinha nunca devemos bater muito, devemos só envolve-la na massa. Ao batermos muito uma massa com farinha corremos o risco de desenvolver o glúten da farinha e o bolo pode ficar mais elástico do que fofo e muitas vezes ficar com uma textura “enqueijada”. Também muitas vezes uma massa demasiado batida fica com muito ar, cresce no forno e o bolo abate depois de cozido porque não tem estrutura para aguentar o seu próprio peso.
3- MASSA COM EXCESSO DE HUMIDADE
Toda a gente já ouviu que a pastelaria é química. E é mesmo! Quando a massa de um bolo é muito húmida, no forno a quantidade de farinha pode não ser suficiente para “absorver” tudo e o bolo fica com uma textura de pudim, “enqueijado” (o como se diz na minha casa, “com pé”). Também pode fazer com que um bolo abata depois de cozido, porque a massa fica mais pesada. O excesso de líquido de uma massa pode acontecer por um erro ao pesarmos a farinha (acontece muito ao fazermos receitas em chávenas), mas sobretudo em bolos que levem sumos ou purés de frutas. Por exemplo num bolo de banana, cenoura ou laranja se usarmos peças muito grandes a massa pode ficar demasiado húmida. O mesmo acontece com este bolo de castanhas que já demos a receita no canal, se o puré de castanhas ficar mais líquido em vez de espesso, o bolo corre o risco de ficar um pudim de castanhas.
Aqui está o link para o vídeo do Bolo de Castanhas: https://www.youtube.com/watch?v=hxC9v9zcywU
4- MASSA COM POUCA HUMIDADE
Da mesma maneira que um bolo pode ficar muito húmido, também uma massa pode ficar com falta de humidade. Aqui a culpa costuma ser também de erros ao pesar algum ingrediente (por exemplo excesso de farinha) ou se usarmos ovos pequenos. Se eu der uma receita com 4 ovos grandes, mas alguém a fizer com 4 ovos pequenos que em volume equivalem a 3 ovos grandes, vai fazer diferença. Estes bolos costumam ficar mais secos e com uma textura esfarelada.
5- USAR O TIPO DE FARINHA ERRADO
Outro erro tão comum como as nossas mães chamarem-se Maria. Há vários tipos de farinhas no mercado e isso pode ser uma confusão. Sem saber podemos estar a usar uma farinha de pão para fazer um bolo, o que o vai deixar menos fofo e mais elástico ou duro, pela quantidade de glúten. Outra coisa que acontece é usarmos uma farinha com fermento que seja uma quantidade desajustada à receita que estamos a fazer, o que pode fazer com que o bolo ou não cresça ou suficiente ou cresça demasiado.
Sobre este assunto temos um vídeo no canal onde explico tudo sobre os Tipos de Farinhas: https://www.youtube.com/watch?v=0yCxkBpLzoI
6- PROBLEMAS COM O FERMENTO (MUITO, POUCO OU FORA DO PRAZO)
Primeiro aspeto a ter em conta é perceber se o nosso fermente está dentro da validade, ou mesmo que esteja dentro da validade se estiver aberto há muito tempo pode não estar totalmente ativo. Comprem embalagens pequenas se não usarem muito.
Outro ponto onde muita gente falha é na quantidade de fermento. As massas não são todas iguais e diferentes tipos de massa necessitam de quantidades diferentes. Por isso usar uma farinha já com fermento pode não ser suficiente (ver ponto anterior). Da mesma maneira que colocarmos muito fermento (ou usarmos uma farinha já com fermento e ainda colocarmos a quantidade de fermento de uma receita que pede farinha normal) vai fazer com que o bolo cresça como um cogumelo e rache demasiado na superfície (isso é o fermento a tentar escapar). Uma dica é usarem colheres medidoras para medir o fermente e uniformizar.
7- USAR A FORMA ERRADA
Se usamos uma forma muito pequena é normal que a massa fique demasiado alta, provavelmente o que vai acontecer é o bolo cozer por cima e ficar cru no meio. Encham sempre as formas só até ¾ da capacidade. Se sobrar massa, façam uns queques ou cozam depois. Da mesma maneira ao usarmos uma forma muito grande para a quantidade de massa o bolo vai cozer muito mais rápido e se não estivermos atentos vai ressecar. E claro, vai ficar baixinho.
8- FORMA MAL UNTADA
No canal temos um vídeo onde explico como se devem untar as formas. Vejam aqui: https://www.youtube.com/watch?v=sTHgFX_b3ng&index=3&list=PLIi878vvABU4N464uQ0X6bnHP7S02MCl5
Mas o truque também é usar formas de qualidade, mas também margarinas/manteigas de qualidade. Porque há muitas no mercado que têm tanta água solta que ao untarmos essa água faz com que a farinha não adira em certos pontos da forma. Se juntarmos isso a uma forma de qualidade inferior, temos um bolo agarrado na certa. Portanto se se quiserem precaver, usem papel vegetal. Em relação às formas de silicone, não sou fã. Vende-se a ideia que não precisam de ser untadas, mas não é correto, a maior parte não funcionam bem e precisam sim de ser untadas.
9- FORNO COM TEMPERATURAS DESAJUSTADAS
De todos os problemas com os bolos este é o mais difícil de perceber. Muitas vezes os nossos fornos não estão ajustados à temperatura que dizem ter. Se numa receita disser para cozer a 180ºC e colocar essa temperatura mas se no forno a temperatura real for 160ºC ou 200ºC, o bolo vai ficar diferente. Se começarem a perceber que os vossos bolos crescem e queimam-se no topo rapidamente sempre, é provável que a temperatura real seja mais elevada. Da mesma maneira se os bolos demorarem sempre a crescer e ficarem ressecados, é possível que a temperatura real do vosso forno seja inferior à que marca. Tentem conhecer os vossos fornos e façam ajustes nas temperaturas se acharem necessário.
10- FORNO MUITO QUENTE OU MUITO FRIO
Normalmente e a não ser que diga o contrário na receita, os bolos cozem-se a 180ºC. Muitas vezes o raciocínio é: vou aumentar a temperatura para o bolo cozer mais depressa, ou quando o bolo está a queimar por cima, muita gente reduz a temperatura na tentativa de resolver o problema. O ideal é manter sempre a temperatura desde o princípio ao fim, com a forma no centro do forno, a não ser que a receita refira o contrário. Se virmos que o bolo está a queimar por cima a dica é colocar uma folha de alumínio que vai impedir que o bolo continue a ganhar cor.
Muito importante também é colocar o bolo no forno já com a temperatura certa, ou seja temos de pré-aquecer o forno. Se um bolo for posto no forno frio, vai ressecar e não vai crescer. Em média para um forno desligado atingir os 180ºC deve ligar-se 15-20 minutos antes.
11- COZER DEMASIADO OU COZER DE MENOS
Já toda a gente sabe que um bolo demasiado cozido fica queimado e seco, mas também cozer um bolo por menos tempo que o devido, vai fazer com que a massa fique débil e não aguente o seu peso. É também por isso que muitos bolos abatem ao sair do forno.
Em relação aos tempos de cozedura das receitas é importante não seguir relógios, mas seguir a observação. O velho e bom truque do palito é a melhor maneira de controlar se o bolo está cozido, mas lembrem-se de verificar no centro do bolo e não só nas laterais.
12- DESENFORMAR MUITO CEDO OU MUITO TARDE
Esta é das perguntas que me fazem mais vezes: “desenformo o bolo quente ou frio”? Ora isto é um bocado polémico e há várias teorias. A minha é que depende. Grande ajuda, eu sei 😉 Mas regra geral eu desenformo os bolos uns 5 minutos depois de saírem do forno.
Mas depende muito da massa: se for uma massa muito fofa, tipo pão-de-ló se desenformar muito quente a massa pode não ter estrutura para aguentar e abater. Mas se for um bolo com uma textura mais densa e sobretudo se estiver cozido no ponto não lhe vai acontecer nada se desenformarmos logo. Eu pessoalmente não gosto de deixar os bolos arrefecerem totalmente na forma porque ao arrefecer vai soltar-se vapor para as laterais e não vai formar uma casquinha ligeiramente crocante que eu gosto. Além disso ao arrefecer totalmente na forma muitas vezes vai ser mais difícil de desenformar já que a manteiga com que untámos endurece.
A minha dica é assim que tirarem o bolo do forno abanem muito ligeiramente a forma com movimentos curtos e verticais para soltarem logo o bolo. Assim já não vai ficar agarrado. Depois esperem um pouco até ficar mais morno, coloquem um prato ou grelha pegado à forma e virem. Ou seja não atirem com o bolo para cima de um prato, correm o risco de o partir (o bolo, não o prato)!
Ah e quando acabarem de cozer um bolo, retirem logo do forno, não o deixem lá dentro porque à medida que o forno arrefece, vai ressecando o bolo.
Reviram-se nalguns erros? Têm mais dúvidas sobre o assunto? Deixem nos comentários!
Rita
Amei o video!
Acho que respondeu a todas as minhas duvidas
Parabéns e Obrigado.
Boa noite!
Posso colocar 2 bolos no forno, após 40 a 45 minutos de assar um pão?
Olá, Boa Noite.
Desde já, Obrigada pelas Dicas!!
Uma dúvida: será que posso cozer a massa de bolo, em tempos diferentes? ou seja, dividir a massa em partes iguais. A minha questão é, se a que fica “em espera” se altera? gostava de fazer uma receita em que se divide a massa por duas formas de igual diâmetro, mas não tenho duas formas iguais. Daí a questão, se posso cozer primeiro uma metade da massa e depois a outra?!
Olá, a resposta não pode ser sim ou não porque depende muito do tipo de massa. Umas funcionam e outras não. Por isso na duvida e se não quiser arriscar é melhor fazer em duas vezes.
Cara Rita, boa noite, a propósito de erros… Fiz um bolo de chocolate que ficou com um gosto bastante estranho e desagradável, é certo que reduzi o açúcar, a receita é de 2 chávenas e eu reduzi 1/2, e juntei um pouco de fermento a mais por erro, o gosto desagradavel será causado pelo fermento em excesso? Obrigada pela ajuda.
Por ambas coisas 🙂
Olá Rita tenho uma dúvida posso fazer uma massa de bolo duas vezes e juntar as duas a cozer?
Podes duplicar qualquer massa de bolo, não precisas fazer por separado.
Como fazer a massa para a tarte de amêndoa ficar amarelo há e não esbranquiçada? Obrigado no
Ola sou de mocambique ultimamente quando faco bolo ele nao coze no meu
Normalmente isso acontece ou quando as forminhas não são de boa qualidade ou se as massas que estamos a usar são pobres em gordura.
Olá!
Para cozer bolos, deve-se usar a opção com ventilação ou não? E a temperatura é a mesma?
Obrigada!!!
Olá, gostei muito das suas dicas. Será que pode me ajudar? Sempre que faço queques doces ou salgados e coloco a massa diretamente nas forminhas de papel fica tudo literalmente agarrado ao papel ☹o que posso estar a fazer de errado? Beijinho
Uso sempre L.
Oláaa 🙂 uma dúvida nas receitas qual o tamanho dos ovos usados? S ou M??
Obrigada!!
Pode ser várias coisas, ou uma desproporção da receita ou não estar cozido totalmente… só com essa informação é difícil "diagnosticar". Leia o post e veja se consegue identificar o problema. De qualquer maneira experimente arrefece-lo de cabeça para baixo (veja no canal o video do angel food cake), pode ser que resulte.
Olá. Sempre que eu faço bolos chiffom ele cresce fica bem bonito e fofo mas quando tiro do forno ele baixa, o que faço?
Olá. Sempre que foço bolos chiffom eles crescem muito e ficam bem fofos, mas ao tirar do forno eles baixam. O que faço?
Pelo que descreve o problema não me parece de temperatura ou de batimendo mas de desequilibro da receita. Se o bolo se desfaz normalmente é falta de humidade (ou pouca gordura, ou usar ovos muito pequenos) ou então pouco açúcar.Se a massa se esfarela é porque falta algo que a ligue. beijinhos e boa sorte.
Sempre que tento fazer um bolo,qualquer um que seja ele desfaz-se. Sigo todas as regras da temperatura do forno e nao bater muito a farinha mas nao adianta. Fica em mil pedaços mas o sabor é bom,(pelo menos isso).
Há um video no canal que fala sobre isso, chama-se: tudo sobre colheres medidoras. Devem ser rasas.
Antes de mais parabéns pelo video. Volta e meia acontece-me o problema do cogumelo. Com colheres de medida, quando diz 1 colher de chá de fermento em pó, estamos a falar de uma colher rasa ou uma colher bem cheia?
Obrigado
Bom dia Rita, adoro as suas receitas, sou seguidora.
Tenho uma dúvida os meus bolos de framboesa ou mirtilhos, a fruta fica em baixo o que devo fazer para não acontecer
Obrigada
Parabéns pelo excelente trabalho
Saúde e muito sucesso
Olá, Gostaria de perguntar para fazer bolos devo utilizar o forno estático ou ventilado?
Já fiz a sua receita de Tarte de Amêndoas várias vezes, mas desta última vez utilizei o forno ventilado e o bolo ficou seco. E também cozeu muito rápido, talvez a temperatura não esteja acertada.
Obrigada
Olá, tente espreitar o vídeo sobre fornos 😉
Aconselho que coza sempre os bolos com as duas resistências de cima e debaixo ligadas para que cozam uniformemente e sem ventilação. Beijinhos.
Cara Rita, muito ricas suas dicas, entretanto tenho uma pequena dúvida. A resitência para assar particularmente os bolos de oleo (os ditos shiffons) deve ser de cima, de baixo ou ambas? O meu forno não tem ventilador. Existe alguma diferença para além das texturas entre os bolos feitos com manteiga e feitos com oleo? Vantagens e desvantagens?
Que bom que foi útil! 😉
ola Patricia!!!!!!
obrigado pelas dicas, estava precisando.
bjs!
Pode ser porque ele demora mais tempo nas formas estreitas a cozer e ai se a massa se for pesada pode "afundar"…
Oi Rita! Obrigada pelas preciosas dicas. Faço imenso bolo e na maioria das vezes saem bem. Só quando faço em formas pequenas, 15/18cm o bolo enqueija, faz tipo uma cintura. Será que é por bater demais? Mas na forma maior já não acontece. Que mistério…Obrigada 😉
Isso parece fermento ou bicarbonato a mais. Está a usar farinha com fermento e colocar mais fermento ou a medir com colheres grandes? Pode ser isso…
Ola Rita
Tenho feito alguns bolos e não sabemos porquê mas tem ficado ardidos..parece que colocamos gengibre forte..porque sera?????
Obrigada
Obrigado Rita!!!! 🙂
O bolo depois de cozido fica mais leve porque no forno há alguma evaporação de líquidos. Essa evaporação não é sempre igual porque há diferentes tipos de massa por isso terá de ir testando. Mas aproximadamente poderá fazer um bolo em que a massa pese 1,2kg para ter um bolo de 1 kg cozido.
Rita eu tenho uma dúvida, o bolo depois de cozido fica mais pesado? Se sim fica mais ou menos mais pesado? Por exemplo se eu quiser fazer um bolo de 1 kg, os ingredientes todos crus, devem pesar quanto? Obrigada!
Oi amada me ajude por favor meus pao de lo nao estao grudando na lateral da forma e eles mucham pra dentro e so as laterais ficam feio e nao ficam redondinhos fican deformados o q pode ser obrigada bjs
Oi amada me ajude por favor meus pao de lo nao estao grudando na lateral da forma e eles mucham pra dentro e so as laterais ficam feio e nao ficam redondinhos fican deformados o q pode ser obrigada bjs
Oi amada me ajude os meu pao de lo nao estao grudando na lateral da forma eles tipo mucham pra dentro e ficam deformados nao fica aquelo bolo redondo bonito porq as lateral ficam feia o que pode ser obrigada bjs
Obrigada Marluz, beijinho!
Parabens Rita.
Tem muita paciencia, boa professora. Parabens
Marluz
Se foi essa a única alteração deve ter sido sim, os amidos da cenoura ficam mais condensados. Beijinhos.
Olá fiz um bolo de cenoura a 15 dias e segui todos os passos, o resultado final foi perfeito mas há dois dias atrás voltei a fazer o mesmo bolo com a diferença que cosi a cenoura no dia antes e deixei a no frigorífico.
No dia seguinte fiz o bolo normalmente e ficou perfeito, mas no dia seguinte do bolo ser feito estaba tipo gelatinoso muito húmido e sem savor.
A unica diferença que eu fiz foi coser a cenoura no dia anteriorou o dia que fiz o bolo.
E também reparei que a cenoura estava ligeiramente mais húmida.
Será que o erro foi cosef a cenoura no dia anterior??
Obrigado
Se o gosto está mau, se o usar para fazer qualquer outra coisa o gosto vai sempre estar lá… Ai talvez seja o caso de ver no site onde retirou a receita se aconteceu a mais alguém. Boa sorte para a próxima 😉
ola. fiz um bolo de chocolate agora na receita nao pedia nem manteiga nem leite ate ai td bem ficou bonito mas quando comi um gosto horrivel e ai o que. fazer? tem como recuperar meu bolo de chocolate ? vi a receita na net
Normalmente frio, mas dependendo da massa pode não fazer diferença.
Dicas ótimas, obrigada.
Uma dúvida, deve-se humedecer com a calda os bolos ainda quentes ou frios?
Olá!Calculo que será um problema de ajuste de temperatura já que referiu que o seu forno é lento. Aconselho a que tenha um termómetro de forno para ter a noção exacta da temperatura real que o seu forno tem para poder ajustar. O creme brulée é um creme delicado e por isso precisa de ser cozido correctamente.
Bom dia Rita! Parabéns pelo seu trabalho, tenho os 2 livros e adoro os seus vídeos! Tentei fazer o creme brulée do último livro, fiz em ramequins e em frascos de vidro de iogurtes que reutilizei. Coloquei no forno, dentro de uma forma rectangular com água quente até meio dos ramequins. Os frascos ainda cozeram, mas demorou uma eternidade e os ramequins continuaram líquidos com aquele sabor das natas desagradável. O que posso ter feito de errado? O forno é um pouco "lento" demora um pouco mais e tenho de colocar sp a temperatura uns 10º acima, mas normalmente os bolos ficam bons. Obrigada!
Olá Rita. Quando posso colocar o papel de alumínio para o bolo não queimar? No início da cozedura ou a meio?
Olá Maria João,essa questão é abordada no ponto 10. Coloca-se quando se vê que há risco de começar a queimar só. Beijinhos.
Olá Rita. Quando é que posso colocar papel de alumínio para não tistar demais o bolo.Logo no início ou a meio?
Porque ao ficar em contacto com o ar perde humidade.
Porque meu bolo resseca a casca com o passar do tempo?
Boa sorte nos próximos bolos!!!
Muito obrigado. Eu sou boleiro e ando com varios problemas os meus bollos nos ultimos meses abatem. Levarei as dicas em.prática obrigado e bom trabalho. Aqui Edgar de Moçambique
Olá Nuno, muitas vezes é difícil acertar os pontos dos fornos mas com paciência consegue-se 😉 Os bolos devem ser retirados do forno assim que estiverem cozidos (a não ser que a receita diga o contrário) porque senão começam a ressecar. Quanto aos 180ºC, essa é a temperatura para se fazerem a maior parte dos bolos, mas essa indicação virá na receita. Normalmente os bolos cozem-se em fornos não ventilados por isso não há problema. Boa sorte e boas experiências!
Olá Rita.
Antigamente seguia uma receita de um bolo, entretanto comecei a fazer alguns ajustes a gosto e sempre deu certo.
De repente, os bolos começaram todos a não me saírem bem! Até com a receita original.
Muito tempo depois o forno avariou, mas aí já tem um motivo!
Agora tenho um forno novo mas penso que ainda não afinei bem com ele, os bolos continuam a encolher e a sair-me requeijados, penso que será por bater bem a massa depois de já ter a farinha, mas agora vou corrigir isso.
Assim sendo a minha pergunta é se devo neste forno (Não ventilado), manter os tais 180º com as resistências de cima e baixo ligadas, e se o posso retirar de dentro assim que perceber que está cozido?
Obrigado.
Nuno Diniz
Olá Íris, o ideal é que não se espere muito porque o fermento pode ficar menos activo ou o bolo pode ir perdendo ar. Mas também depende muito do tipo de massa. Uma massa mais densa tipo bolo de iogurte pode esperar (mesmo que não cresça tanto a diferença será muito pequena). Já uma massa tipo pão-de-ló deve ser cozida imediatamente. Beijinhos.
Oi Rita bom dia. primeiro, obrigada por suas dicas, segundo, tenho uma grande duvida acerca de quanto tempo a massa já na forma, pode ficar fora do forno; tipo, meu forno é pequeno, mas eu preciso assar dois bolos… Obrigada desde já!
Que bom que foi útil!! Beijinhos!!!
Olá Rita!
FANTÁSTICO video que me ajudou a relembrar tanta coisa que fazemos mal…
O seu blogue já está nos meus sites favoritos e, pelo que vi, também há muitas receitas que vou passar a experimentar. Até breve!
RithaS
;)))))))))
Obrigada pelas dicas! =] putz comecei a aprender ontem, errei tudo de uma só vez xD
Normalmente essa crosta aparece quando se bate muito a massa. Beijinhos.
Olá!
Costumo fazer pão de ló. Às vezes fica com uma crosta crocante e outras vezes não. Será que me pode ajudar a entender qual a razão da crosta, pois prefiro este bolo sem a crosta.
Obrigada!!!
Joana.
Obrigadaaaaaaaa <3
Se usar a mesma forma que usa para fazer a receita normal sim, deve usar uma maior. Beijinhos.
Se usar a mesma forma que usa para fazer a receita normal sim, deve usar uma maior. Beijinhos.
Bom dia! Gostaria de saber: Se eu quisesse dobrar os ingredientes de um bolo, corre risco dele não caber na forma quando ele crescer?????
Obrigada José! Pode ser sim, isso dá para fazer em muitos bolos mas depende da receita pode alterar um pouco a estrutura da massa. Beijinhos!
Bom dia!
Parabens suas dicas e o maximo, so tire minha duvida. Quando a receita pede 150g de farinha eu faço a substituição de 30g de cacau em pó o bolo mucha, e a falta da farinha que subistituie?
Muiiiiito obrigado vc e D+.
Está respondido no ponto 3 😉 Beijinhos
Olá, muito boa as dicas.
Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao bolo de cenoura, quando se coloca muita cenoura ou pouca pode interferir na textura da massa? Se a receita pede 3 e põe 4 ou 2
Veja se não é um problema do forno. Porque se o chiffon fica baixo nalguns pontos pode ser que o forno não esteja a fazer uma cozedura uniforme (tente ir rodando a forma para uniformizar). Quanto ao bolo de manteiga abater pode ser porque não esteja a cozer o tempo suficiente. Beijinhos e boa sorte 😉
Veja se o forno não está a atingir a temperatura correta. De qualquer maneira parece que ou a massa é demasiado batida ou tem muita humidade… Mas fazer estes "diagnósticos" é sempre muito relativo. Boa sorte 😉
Olá! Os meus bolos ultimamente tem cozido.somente a parte de fora, posso dizer que fica tipo uma casca e a massa dentro não coze. O que será que esta a acontecer? Me ajude por favor…
Olá! Os meus bolos ultimamente tem cozido.somente a parte de fora, posso dizer que fica tipo uma casca e a massa dentro não coze. O que será que esta a acontecer? Me ajude por favor…
gostei muito das dicas. eu tenho 2 dificuldades:
1- Quando faço bolo de tabuleiro chifon, sempre fica pouco baixo dos lados. mas o bolo sai bom, so dos lados fica baixinho nao entendo porque, as vezes é so um lado.
2- Antes fazia bolo de manteiga no meu forno e saia bem, agora quando faço a mesma receita, cresce bem no forno mas quando sai murcha e fica massudo dentro. não sei se é a temperatura ou a massa.
Boa sorte e um beijinho!!!
Ameii suas dicas! Minha dificuldade está em fazer o nega maluca, ora fica seco, ora esfarelento, enfim. Vou seguir seus conselhos.
Se calhar tem de cozer um pouco mais…
Pode experimentar usar uma forma maior, mas alguns bolos são mesmo assim…
O que fazer para que o bolo não cresça mais no meio que nas extremidades?
SIM RITA, QUASE TODAS AS VEZES QUE FAÇO, DEPOIS DE UM DIA FICA LIGANDO SABE, FICO CHATEADA PORQUE PERCO TODO O MATERIAL, SERA QUE A MASSA TEM QUE FICAR MAIS CONSISTENTE??
obrigada
O que fazer para que o bolo não cresça mais no meio do que nas extremidades?
Isso provoca excesso de humidade dai alterar a textura do bolo. Se não consegue cozer o bolo sem a água o melhor será mesmo equacionar mudar de forno 🙁 Beijinhos!
ola,quando faço bolos tenho que colocar algo por baixo com agua porque se nao queimo o bolo todo, mas assim demora a cozer e a massa fica pesada, o que posso fazer?
ola,quando faço bolos tenho que colocar algo por baixo com agua porque se nao queimo o bolo todo, mas assim demora a cozer e a massa fica pesada, o que posso fazer?
ola,quando faço bolos tenho que colocar algo por baixo com agua porque se nao queimo o bolo todo, mas assim demora a cozer e a massa fica pesada, o que posso fazer?
ola,quando faço bolos tenho que colocar algo por baixo com agua porque se nao queimo o bolo todo, mas assim demora a cozer e a massa fica pesada, o que posso fazer?
Será que mudou de marca de farinha ou começou a fazer num robot de cozinha e dai estar a bater demais a massa? Se não mudou nada pode ser do forno… alguma resistência que não esteja a funcionar correctamente 🙁
Obrigada pelas dicas preciosas.Encontrei muitas que realmente posso fazer, mas…há anos que faço bolos sempre nas mesmas formas as mesmas receitas, no mesmo fogão e há perto de três meses saem todos com facilidade das formas, dourados por cima e por baixo só que "enqueijados"
Dependendo da receita, essa pode ser mesmo a durabilidade deles 😉
Ola Rita.
Muito boa suas dicas. Mas tenho uma dúvida, faço bolos fofos em grande quantidade eles com alguns dias (3 /4 diaa) estão ficando duros, sera que e por conta que não fervo o leite?
Isso acontece sempre? Possivelmente é da receita que está a usar. Um bolo deve durar uns 3-5 dias pelo menos…
Isso está explicado justamente neste post (ponto 3).
Boa tarde Rita,
As vazes faço bolo depois de um dia fica ligando, acho o tempo muito curto para ficar ruim. Onde será o erro?
Obrigada
Olá Joana, acabei de lhe responder no Youtube 😉
Olá La Dolce Rita 🙂
Tenho três dúvidas e penso que você me consegue esclarecer 🙂
É verdade que o peso dos ovos têm de ser proporcional ao peso do açúcar, ou seja, 200 gr – 200 gr?
E a quantidade de farinha é sempre metade às quantidades anteriormente referidas?
Outra dúvida, que tenho é quando é que devemos utilizar óleo nos bolos?
E qual é a quantidade recomendada?
Muito obrigada 🙂
Beijinhos 🙂
Olá Maria quando os bolos crescem muito no centro pode ser o forno muito quente, uma forma muito pequena ou demasiado fermento (está explicado no artigo). Beijinho.
Boa noite. E obrigada pela sua disponibilidade para respostas tão simpaticas. Eu já lhe fiz algumas.agora outra. Porque é que os bolos crescem em forma de pirâmide. E também gostava que a Rita fizesse o bolo Pantagruelico,eu já aqui mencionei a mesma questão. É que ele esfarela muito quase não se pode comer à mão. Os meus agradecimentos com os votos de boa vida.
Obrigada Nilza, fico feliz que tenha gostado! Um beijinho!
Olá Rita!
Conheci este blog ontem, através da publicidade na tv ao novo livro e para já estou a adorar. 🙂
Além de dizer quais são os erros e como os corrigir, explica-nos as razões e essa é a melhor forma de não repetir.
Obrigada e parabéns.
Ola rita! Tenho um forno eletrico. Quando cozo o bolo devo usar o calor so em baixo (como nos fornos a gas) ou em cima e em baixo?
Em cima e em baixo para uma cozedura uniforme 😉
Ola rita! Tenho um forno eletrico. Quando cozo o bolo devo usar calor so em baixo (como nos fornos a gas) ou em cima e em baixo? Obg!
Olá Newa, realmente depende muito do tipo de receita. Há receitas que vão ao forno que nem levam gordura (veja o caso do pão de ló) e receitas fritas que levam bastante gordura. Quanto aos bolos veganos fica sempre mais difícil ficar com aquela conscistência airada que são os ovos que dão, e sem eles nunca fica igual. O jeito é ir tentando mesmo e fazendo experiências até ficar o mais parecido possível. Bons bolinhos!
Oi flor!!Ta mto lindo ao redor por aqui, vendo o teu trabalho.Amei! Vou te pedir uns "toques" para bolos veganos.. Amo fazer bolinhos de fubá, com cobertura de cacau, acontece q ainda ñ acertei bem o ponto, pra ficar do jeito q eu gosto, airado assim, mas humidecido tbm sabe? Na casa da minha avó, li num livro la, q diz q as receitas para forno devem conter mais gordura do que água, y as receitas para serem fritas, ao contrário, mais água do que gordura (óleos), isso confere?
Isso está explicado no ponto 6 do post 😉 veja também este video onde explico tudinho sobre farinhas. Beijinhos! http://www.ladolcerita.net/2015/01/que-farinha-usar-tipos-de-farinha-de.html
Gostei destas dicas; a minha dúvida é que tipo de farinha usar, com fermento, sem fermento e acrescentar fermento; é que noto que os meus bolos crescem pouco e demoram muito tempo no forno para crescerem.
Eu costumo usar com fermento e depois acrescentar uma colher de café mas não sei se é boa ideia.
😉
Quiz dizer Bolo Pantagruelico
Boa tarde e muito obrigada pelo seu empenho. Costumo fazer p bolo Pantagrielico, é bom e fácil de fazer. Mas tem im grande contra
esfarela muito ao partir
Obrigada.
Normalmente os bolos cozem ou ligados em cima e em baixo ou com a mesma opção mas com ventilação. Nunca se cozem só ligados em baixo… Se está a queimar os bolos veja se não tem uma resistência estragada (já me aconteceu). Boa sorte!
Bom dia!
No meu caso, o forno não tem a opção de ligar só a parte de baixo. Dá para ligar a parte de cima, parte de cima com ventilação, parte de cima e baixo ao mesmo tempo. E queima-me os bolos… Às tantas desisti! Como é que resolvo isto? Já pensei em comprar uma patusca. Obrigada, Marlene
Isso ou foi realmente farinha a menos ou tempo de cozedura a menos. Apesar de vir o tempo de cozedura nalgumas receitas é sempre relativo porque todos os fornos são diferentes… Boa sorte para a próxima experiência 🙂
Tentei fazer um Pão de Ló… Ficou que mais parece uma mousse. Completamente mole e liquido. Estou baralhado, porque a parte de cima ate esta tostadinha (até talvez um pouco demais). Ao desenformar, metade ficou na panela sob a gorma de um liquido muito amarelo. Segui a receita ao detalhe … Ou quase …podera ter ficado com um nadinha de farinha a menos. O desânimo é grande. Socorro!!!
Isso acontece quando os bolos ficam secos, veja o ponto nº4 do post 🙂
Porque é que alguns bolos que eu faço esfarelam ao cortar? Agradeço a informação se dor possível.
Provavelmente nada, a massa de pão-de-ló normalmente abaixa sempre é uma característica dela por ter muito ar e muitas vezes não estar totalmente cozida.
Provavelmente nada, a massa de pão-de-ló normalmente abaixa sempre é uma característica dela por ter muito ar e muitas vezes não estar totalmente cozida.
Fiz um bolo de pão de ló ele cresceu por completo mais depois afundou no meio o que deu errado?
fiz um bolo com a masse de pão de ló, ele cresceu por completo mais depois afundou no meio o que que fiz de errado
Olá Regina, é possível sim… o excesso de fermento ou bicarbonato de sódio deixam um sabor metalizado estranho. Também pode ter a ver cm o tipo de farinha que usa. As farinhas sem gluten podem às vezes ter algum ingrediente que também possa ser responsável por algum sabor assim mais estranho… Tente reduzir o fermento para experimentar.
Olá. Otimas dicas. Tenho um dilema com os bolos que faco. Sigo receitas que não usam leite animal e trigo. Fica com um otimo aspecto, tamanho e textura, porem o sabor fica meio ardido. Já analisei Qual dos ingredientes poderia dar esse sabor. Suspeito que seja o fermento, talvez por ser excesso. Pode me dizer o que causaria esse problema? Obrigada.
Pastelaria é química e todas as alterações vão resultar em receitas diferentes. O óleo ou qualquer gordura serve para dar humidade e estrutura aos bolos, se reduzir o bolo ficará mais seco.
para que ser o óleo na receita? posso diminuir pela metade?
Olá! Deve ter sido isso mesmo, o pão de ló é mesmo muito delicado. A solução é mesmo praticar até acertar. Boa sorte!
Rita bom dia! Fui fazer um pão de lo e não deu certo! Acho que bati demais depois de ter colocado a farinha e tbm minha assadeira não deve ser do tamanho ideal.
Quero começar a fazer bolos para vender mas tenho medo de errar
Nós podemos sempre tudo, mas cada alteração vai resultar em produtos finais diferentes. Afinal a pastelaria é química. Vai haver receitas que diminuir o açúcar resulta bem, noutras nem tanto. Só experimentando 😉
Ola posso deminuir so a quantidade de acucar numa receita pra evitar k o bolo seja muito doce???
Sim, todos os ingredientes devem manter a mesma proporção quer seja para multiplicar a receita por 2 ou por 10. O mesmo se aplica se se quiser fazer só metade da receita por exemplo.
Rita,
Eu por exemplo vi um bolo na net e gostei muito, mas queria fazer com o dobro do tamanho… Todos os ingredientes passam para o dobro ou nem todos?
*uniforme
Sempre de cima e de baixo com ventilação para o calor ser unifrome.
Rita,
Devemos ligar resistência de cima e de baixo com ventilação ou só de baixo?
Obrigada! É também para não incorporar ar, normalmente essa indicação de não bater muito os ovos acontece em receitas de bolachas.
Rita excelentes explicações. No entanto, estou com uma dúvida que não consigo encontrar resposta. Existem receitas que dizem para misturar os ovos com os outros ingredientes, tipo óleo, açucar… sem bater só misturar com uma colher de pau, e de seguida tb misturar apenas com os secos. Gostava de saber porquê que existem receitas em que os ovos não devem ser batidos.
Depende do tipo de massa, se tiver bicarbonato de sódio por exemplo tem de colocar no forno assim que estiver pronta, ou se for uma massa com bastante ar como um pão de ló (se não começa a baixar). Outras massas aguentam um pouco melhor, mas o ideal seria fazer metade da receita, cozer e depois fazer a outra metade, assim garante um bom resultado 🙂
Queria fazer 2 bolos. Mais só tenho 1 forma e queria saber si sobrar massa posso assar depois.?
Como em todos os bolos, se estiver a queimar por cima mas ainda não estiver cozido pode usar-se papel de alumínio.
Ola para cozer bolo de cenoura e preciso de papel de aluminio para nao queimar?
Obrigada 😉 Pelo que disse parece que tem os fornos muito quentes, que começam a queimar os bolos por cima e eles não têm tempo de cozer no meio 😉
Tenho 2 fornos e nenhum coze os bolos no meio. Tapo a forma á volta , abro o meio, e deixo cozer. Às vezes uso forma de buraco e tapo-o com uma bolacha para enfeitar. O que me diz sobre este problema?Comprar um forno? A Rita é muito linda e simpática. Que tenha muito sucesso com o seu livro. Bjs.
Ana, depende muito do forno e dos números que existem, mas deverá ser sempre num valor médio alto. Por exemplo se o forno tiver 5 resistências deverá ser na 4.
Que resistêcia devemos ligar para cozer um bolo?
Espero então ter ajudado então! Bons bolinhos e obrigada Mizé!
Tenho uma receita de um chiffon de laranja que apenas a 1ª vez ficou bom! Já fiz mais de 10 vezes e acontece sempre o mesmo. O bolo cresce bastante e por igual, chegando a ficar uns 2 ou 3 cm acima da forma. Minutos depois começa a afundar de um lado … mirra mirra mirra até meio da forma e quando o desenformo parece o "chapéu de um sem abrigo". Fica enqueijado e a maior parte das vezes apenas 1/3 fica comestível. Só me acontecia com o chiffom, mas recentemente aconteceu-me também com o"Bolo Podre" que é menos sensível e sempre me ficava bem. Depois de ler estas dicas, acho que descobri a resposta. Tenho batido demasiado a massa, já depois de incluir a farinha. Estou ansiosa por experimentar de novo. Obrigada Mizé Amado
🙂
Gostei.. Bastante interessante.. =)
http://anossavid.blogspot.pt/
Normalmente quando isso acontece, o bolo, ou foi batido demais, ou não está completamente bem cozido ou há algum problema de proporção da receita. Espero ter ajudado 😉
Boa tarde!
No seguimento das suas dicas, muito úteis por sinal, gostava de perceber porque é que muitas vezes os bolos, bonitos dentro do forno, abatem e deformam assim que os retiramos…o que fazer para o evitar?
Muito obrigada!!
Acontece muitas vezes com o pão-de-ló, porque não tem gordura e tem uma estrutura muito fraquinha. Às vezes é porque se bate demasiado a massa, outras porque a receita tem pouca farinha. Experimente outras receitas para ver se lhe acontece o mesmo 😉 Bons bolinhos!
Ola.eu as vezes faco bolo,tipo pao de lo por exemplo,e faco o teste do palito e ta sekinho,e no forno o bolo ta lindo,grande e c uma cor bonita,quando o tiro ele baixa e encolhe.mas o palito saiu sekinho!pk sera??
Ainda bem que gostou 🙂
:)))))
<3
Fantástico! Obrigada 🙂
Boas dicas e obrigada por partilhar connosco! Beijinhos
Olá Rita! Dicas preciosas 🙂 obrigada!
Beijinhos, Paula
<3
Muito bom! Adorei!
Obrigada! Sim, não se deve abrir o forno enquanto o bolo está a crescer para não baixar a temperatura do forno. Só depois do bolo quase cozido e exatamente para controlar a cozedura. Bons bolinhos!
erros muito comuns. Boas dicas. Obrigada. E aquela teoria que nao se deve abri o forno antes dos 15 minutos, tb é verdade ?