PAVLOVA COM CHOCOLATE E AMÊNDOAS
• 6 claras
• 250 gr de açúcar
• 2 colheres de chá de vinagre suave (de vinho, sidra ou maçã)
• 1 colher de chá de amido de milho
• Chantilly q.b.*
• Molho de chocolate q.b.*
• Amêndoas torradas q.b.*
Pré aqueça o forno a 150ºC durante cerca de 20 minutos.
Bata as claras e, quando estiverem espumosas, adicione o açúcar a pouco e pouco. Continue a bater até o merengue ficar volumoso, firme e brilhante e o açúcar se ter dissolvido. Misture no merengue o amido de milho peneirado e o vinagre e envolva bem.
Coloque o merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal e forme um disco com cerca de 25 cm de diâmetro. Com uma espátula ou as costas de uma colher alise o merengue e faça com que as paredes fiquem ligeiramente mais altas que o centro (como se fosse um ninho). Reduza a temperatura do forno para 120ºC e coza a pavlova durante 1h30m. Desligue o forno e deixe-a lá dentro até arrefecer completamente.
Para servir coloque o chantilly no centro da pavlova, o molho de chocolate e as amêndoas.
* Usei 400 ml de natas e 3 c. sopa de açúcar para fazer o chantilly.
* Para o creme de chocolate usei 50 gr de chocolate meio-amargo e 50 ml de natas.
* Torrei 50 gr de amêndoas a 170ºC por cerca de 7 minutos.
Obrigada Lorena <3 É normal a pavlova afundar no fundo, faz parte da natureza dela. E é bem delicada mesmo. Aposto que apesar disso estava deliciosa 🙂
Rita adoro suas receitas! Tu és demais!!! Fiz o merengue conforme a receita do seu livro, deixei arrefecer a noite toda, mas hoje quando fui espiar a parte de cima caiu, parecendo bolo quando afunda e as beiradas ficaram casquinhas muito finas. O que pode ter corrido mal? Um grande beijinho e boa Páscoa!!!
Olá, eu costumo sempre fazer o merengue de véspera e deixo-o no forno apagado até ser hora de montar. Se não estiver muita humidade deverá aguentar até ao jantar. Beijinhos.
Rita,
Quero ter uma pavlova no meu jantar de aniversário na quinta-feira. Eu já fiz pavlova, mas fiz e montei no mesmo dia. Na quinta-feira não tenho tempo para isso, daí ter vindo aqui dar uma de ignorante e perguntar se posso fazer a pavlova na quarta-feira à noite (cozer o merengue)… Não vai ficar mole? Claro que só a terminava na quinta antes de servir, mas ainda assim tenho dúvidas da sua consistência…
Obrigada pela tua paciência…
Carla