FOLAR DA PÁSCOA
– 175 gr farinha
– 25 gr açúcar
– 1 pitada sal
– 1 c.chá cheia fermento
– 1 iogurte (125 gr)
– 40 gr manteiga
– 1/2 raspa de laranja
– 1 c.chá canela em pó
– 1 c.chá erva doce em pó
– 1 ovo cozido
– ovo batido q.b.
Misturar a farinha, açúcar, sal, fermento, iogurte, manteiga derretida, raspas de laranja, canela e erva doce com uma colher, só até a massa se unir e formar uma bola. Reservar um pouco da massa.
Colocar a restante massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e moldar um disco com cerca de 3 cm de altura. Pressionar no centro da massa o ovo cozido.
Dividir ao meio a massa reservada e fazer dois rolos. Dispor em cruz por cima do ovo e pincelar tudo com ovo batido (ou leite).
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20-30 minutos, até estar bem dourado e cozido (verificar a cozedura com um palito).
NOTAS:
– Esta é a mesma massa do pão rápido e do bolo-rei em 5 minutos, apenas aumentei um pouco o açúcar para equilibrar esta receita.
– Este folar não fica fofinho como um folar tradicional feito à base de massa de brioche, fica mais com uma textura de scone, mas igualmente delicioso.
Olá Rita! Queria mesmo fazer estes folarones (folar+scones). , mas não tenho iogurte. Posso substituir por natas ? Obrigado por tantas receitas maravilhosas !
Olá, só testei com iogurte 🙂
Pode usar qualquer um.
Rita, o iogurte é natural ou pode ser natural açucarado?
É uma brincadeira deliciosa 😉 Beijinhos!
Olá, eu habituada a fazer folares alentejanos….só há 2 anos que tenho o trabalho de amassar reduzido,devido à máquina do pão.
Aqui venho descobrir " uma brincadeira "de 5 min. no bom sentido é claro!!!!
Na cozinha tudo se consegue basta querer…
Obrigada pela imensa partilha. Beijo