Um bolo que não é um bolo, que se faz com camadas de bolachas e um creme de manteiga com um toque de café.

BOLO DE BOLACHA

– 2 pacotes de bolacha maria*
– 4 claras
– 150 gr de açúcar
– 250 gr de manteiga*
– Café forte e adoçado q.b. (cerca de 150 ml)*
– 1 c. chá  de café solúvel
– 1/2 c. chá de extrato/ essência de baunilha

Começa-se por fazer um merengue suíço: levar as claras com o açúcar ao lume, em banho-maria, mexendo sempre até o açúcar dissolver completamente e a mistura aquecer. Está no ponto quanto estiver morno e não se sentir grãos de açúcar entre os dedos.
Transferir  para a taça de uma batedeira e bater até a mistura arrefecer completamente. Nesta altura juntar a manteiga amolecida pouco a pouco, continuando sempre a bater até estar toda incorporada e se obter um creme uniforme e denso.
Dissolver o café solúvel com a baunilha até formar uma pasta e juntar ao creme. Mexer para incorporar bem.
Para montar o bolo, molhar bem as bolachas no café frio e dispor num prato em circulo. Fazer uma camada de creme com a mesma espessura da altura das bolachas e alisar com uma espátula. Repetir fazendo várias camadas. Cobrir todo o bolo com uma camada de creme.
Para decorar-se com bolacha ralada e/ou cacau em pó.

* A quantidade de bolachas é relativa porque depende da espessura de creme, da altura e formato do bolo.
* Normalmente uso sempre manteiga com sal, mas no cremes como este prefiro usar manteiga sem sal.
* Adoce o café ainda quente a gosto.

NOTA: AO FAZER O CREME, SE POR ALGUM MOTIVO ELE PARECER QUE TALHOU NÃO DESESPEREM, CONTINUEM A BATER. ISTO ACONTECE PORQUE ALGUMA TEMPERATURA NÃO ESTAVA CORRECTA (OU DEIXARAM TEMPO DE MENOS OU DE MAIS AS CLARAS NO BANHO-MARIA, OU A MANTEIGA ESTAVA DEMASIADO FRIA OU MOLE). MAS NORMALMENTE TEM SOLUÇÃO, POR ISSO TENHAM PACIÊNCIA E CONTINUEM A BATER ATÉ O CREME FICAR CREMOSO 😉