BOLO DE BOLACHA
– 2 pacotes de bolacha maria*
– 4 claras
– 150 gr de açúcar
– 250 gr de manteiga*
– Café forte e adoçado q.b. (cerca de 150 ml)*
– 1 c. chá de café solúvel
– 1/2 c. chá de extrato/ essência de baunilha
Começa-se por fazer um merengue suíço: levar as claras com o açúcar ao lume, em banho-maria, mexendo sempre até o açúcar dissolver completamente e a mistura aquecer. Está no ponto quanto estiver morno e não se sentir grãos de açúcar entre os dedos.
Transferir para a taça de uma batedeira e bater até a mistura arrefecer completamente. Nesta altura juntar a manteiga amolecida pouco a pouco, continuando sempre a bater até estar toda incorporada e se obter um creme uniforme e denso.
Dissolver o café solúvel com a baunilha até formar uma pasta e juntar ao creme. Mexer para incorporar bem.
Para montar o bolo, molhar bem as bolachas no café frio e dispor num prato em circulo. Fazer uma camada de creme com a mesma espessura da altura das bolachas e alisar com uma espátula. Repetir fazendo várias camadas. Cobrir todo o bolo com uma camada de creme.
Para decorar-se com bolacha ralada e/ou cacau em pó.
* A quantidade de bolachas é relativa porque depende da espessura de creme, da altura e formato do bolo.
* Normalmente uso sempre manteiga com sal, mas no cremes como este prefiro usar manteiga sem sal.
* Adoce o café ainda quente a gosto.
NOTA: AO FAZER O CREME, SE POR ALGUM MOTIVO ELE PARECER QUE TALHOU NÃO DESESPEREM, CONTINUEM A BATER. ISTO ACONTECE PORQUE ALGUMA TEMPERATURA NÃO ESTAVA CORRECTA (OU DEIXARAM TEMPO DE MENOS OU DE MAIS AS CLARAS NO BANHO-MARIA, OU A MANTEIGA ESTAVA DEMASIADO FRIA OU MOLE). MAS NORMALMENTE TEM SOLUÇÃO, POR ISSO TENHAM PACIÊNCIA E CONTINUEM A BATER ATÉ O CREME FICAR CREMOSO 😉
Vou seguir o seu conselho, obrigado pela disponibilidade xx
O bolo de bolacha dura 2-3 dias mas é mantendo sempre no frigorífico, se o seu se desligou diminuiu a validade. Eu consumiria no dia (está frio e a temperatura do frigorífico não sobe de imediato e ainda conserva durante um tempo) mas mesmo assim não convém arriscar.
Olá Rita, fiz um bolo de bolacha um bocado diferente do seu, pois usei as gemas de ovos ao invés das claras.
O problema é que deixei o bolo no frigorífico e fui trabalhar à noite. Hoje à tarde é que notei que o frigorífico tinha parado de trabalhar no dia anterior porque um dos fusíveis foi abaixo. Já está tudo bem, o bolo cheira bem e parece comestível. Gostava de saber se é possível comer o bolo assim, e se vai durar os dois ou três dias que disse que estes bolos duram?
Quando o creme talha " curdled", com um secador de cabelo incidir o ar quente sobre a tigela e continue a bater. Se ficar liquida "soupy" embrulhe a tigela com algo frio e continue a bater.
Em breve faremos um vídeo só sobe creme de manteiga e como resolver os problemas que surgem 😉
Olá Rita, o creme talhou, tive cuidado com a manteiga não estar fria, continuei a bater, mas não resultou, fiquei tão triste, o que fazer nesta altura?
Olá Patrícia, leia a nota no final da receita que está lá explicado 😉 Beijinhos!
Ola Rita, o meu creme talhou, o que faço? Obrigada
Sim, 2 dias aguenta bem. Beijinhos!
Ola Rita, gosto muito do seu canal! Quantos dias fica fresco este bolo? Precisava de fazer com 2 dias de antecedencia, e possivel? obrigada