TARTE DE LIMA– Bolachas digestivas: 300 g – Manteiga: 120 g – Leite condensado: 1 lata – Natas: 400 ml – Limas: 4
Num robot de cozinha ou processador de alimentos, triture as bolachas, até ficarem reduzidas a pó. Junte a manteiga derretida e misture, até a massa ficar com a textura de areia molhada. Cubra a base e as laterais de uma forma de tarte de fundo amovível, pressionando com os dedos. Leve ao forno preaquecido a 180 °C durante cerca de 10 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe arrefecer. Prepare o recheio: misture o leite condensado, as natas e o sumo das 4 limas. Deite sobre a base de bolachas já fria, na tarteira, e leve ao frigorífico até solidificar.
NOTA: A minha tarteira tem cerca de 25 cm.
Boa tarde Rita,
Esta tarte é uma delicia! Já a fiz algumas vezes e sai sempre bem.
Pergunto se com limão também tem o mm resultado? obrigada.
Fernanda
Que bom que gosta! Nunca testei com limão 😉
Olá! O que acontece nesta tarte é uma reacção química entre o ácido das limas, por isso a quantidade do sumo das limas é essencial. Não deve ter a ver com o facto das limas serem caseiras mas provavelmente essas em particular podem ser mais secas ou mais pequenas e por isso terem menos sumo que as que usou da primeira vez. Experimente usar 5 limas ou mesmo até 6 se achar necessário e veja se resulta 😉
Ola rita já fiz essa tarte e saiu me bem a primeira tentativa agora já fiz ao menos 5 ao 6 tentativas com limas caseiras na há jeito de engrossar fica líquido uso tudo temperatura ambiente.
Será que pode vir da lima é que inicialmente comprei no supermercado,ajuda me a entender se puderes obrigada pelas tua partilhas sou uma grande fā.
Beijinhos
É uma reacção química.
olá. Como é que a tarte solidifica sem gelatina?