Há poucas coisas tão boas como um pão quentinho, acabado de sair do forno. Esta receita é de um pão mentiroso, que parece um pão mas na realidade não é um pão. A vantagem é que é super rápido de fazer e e tão bom como um pão verdadeiro!

PÃO RÁPIDO

– 350 gr de farinha
– 30 gr de açucar (1 colher de sopa cheia)
– 1/4 de colher de chá de sal fino
– 2 colheres de chá cheias de fermento
– 2 iogurtes naturais (250gr no total)
– 80 gr de manteiga derreida
– leite q.b. para pincelar.

Junte todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou as mãos se conseguir formar uma bola. Não se deve bater a massa, deve-se apenas mexer até a massa se unir.
Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de 3 dedos de altura.
Dar dois golpes em cruz com cerca de 1 cm de profundidade, com uma faca de serra, para a massa abrir no forno e facilitar a cozedura. Pincelar com um pouco de leite para dar um brilho à crosta.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20-30 minutos. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo. Se o pão estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio.
Retire do forno e coma quente ou frio.

Pode usar esta receita para fazer uma versão de pão doce (com passas, raspas de laranja, canela, pedaços de chocolate, nozes, etc) ou mais salgada (com queijo ralado, ervas aromáticas, alho, bacon, etc).