Estes muffins são perfeitos para o pequeno-almoço, sem ingredientes refinados, sem gordura e com proteína, fibras e hidratos de carbono de absorção lenta. Além disso são fáceis de fazer, podem ser congelados e são deliciosos!

MUFFINS INTEGRAIS DE PAPAS DE AVEIA (SEM GORDURA)

– 120 gr de flocos de aveia
– 140 gr de farinha integral*
– 250 ml de leite magro (desnatado)
– 1 ovo
– 2 bananas médias maduras
– 3 colheres de sopa de açúcar amarelo (demerara)
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de canela em pó
– 1 pitada de sal

– 1 maçã
– 50 gr de amêndoas torradas picadas

Comece por hidratar a aveia no leite, fazendo umas papas de aveia a frio: num recipiente coloque a aveia e cubra com o leite. Deixe hidratar durante 1 hora no mínimo.
Passado este tempo, a aveia vai ter absorvido todo o leite e pode seguir com a receita. Junte o ovo, as bananas muito bem amassadas com um garfo e depois os ingredientes secos: o açúcar, a farinha, a canela, fermento e sal. Misture bem para incorporar todos os ingredientes.
Esta é a massa básica e pode fazer os muffins só assim ou pode juntar mais entre 1 chávena a 1 chávena e meia de outros ingredientes aos pedaços, como fruta fresca, frutos secos, chocolate, sementes e/ou outros sabores como baunilha ou raspas de citrinos.
Se usar ingredientes junte-os nesta altura (no vídeo juntei maçã e amêndoas). Misture bem para distribuir pela massa.
Divida em 12 forminhas de muffins bem untadas e polvilhadas com farinha ou forradas com forminhas de papel (de preferência dando uma “sprayzada” com spray desmoldante em cada uma). Também pode optar por fazer um bolo numa forma redonda ou retangular com esta mesma massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até os muffins estarem bastante dourados e quando um palito enfiado sair limpo.
Os muffins podem ser congelados e ir descongelando à medida que quiser ir comendo.

*Pode substituir uma parte da farinha por farelo, gérmen de trigo ou farinha de linhaça, ou ainda uma mistura dos três. Deverá no entanto manter 90 a 100 gr de farinha, completando até aos 140gr com outros tipos de farinhas se desejar.