As galettes são como eu gosto de as chamar, as tartes dos preguiçosos e esta de pêssego é perfeita para o Verão!

GALETTE DE PÊSSEGO E AMÊNDOA
– 1 receita de massa de tarte*
– 4-5 pêssegos grandes
– 1-2 c. sopa açúcar amarelo (ou branco ou mascavado)
– 1 c. sopa farinha
– 1 c. chá canela
– 30 gr amêndoas laminadas (ou granuladas)

Depois da massa de tarte repousar no frigorífico, com um rolo e um pouco de farinha para não pegar, estenda a massa num disco com 0,5 cm de espessura. Transfira o disco para um tabuleiro forrado com papel vegetal (é importante que coloque a massa no tabuleiro antes de rechear, porque depois ficará difícil de manipular).
Descasque e corte os pêssegos em fatias. Junte-lhes a farinha, canela e açúcar amarelo. Disponha uma camada uniforme da mistura de pêssegos sobre a superfície da massa, deixando uma margem de cerca de 3 dedos a toda a volta. Dobre essa margem de massa sobre as pêssegos (não precisa de ficar perfeito, portanto pode sobrepor pedaços de massa). Polvilhe os pêssegos com a amênda e polvilhe depois toda a tarte com um pouco de açúcar e leve ao forno preaquecido a 180 °C, até a massa estar bem dourada, cerca de 25 minutos.

*MASSA DE TARTE 
– 250 gr de farinha sem fermento
– 150 gr de manteiga
– 100 gr de açúcar
– 1 ovo

Bate-se a manteiga com o açúcar até ter um aspecto cremoso (a manteiga deve estar em consistência de pomada). Juntamos o ovo que deve estar a temperatura ambiente*. Por fim misturamos a farinha e mexemos com uma colher ou com as mãos só até estar toda incorporada e com uma textura uniforme (não é necessário amassar a massa).
Levar a massa ao frigorífico por pelo menos 2 horas envolvida em película aderente.

Vídeo da massa de tarte: https://www.youtube.com/watch?v=BgS1YO7NVCE