BOLO FLORESTA NEGRA
– Receita de bolo de chocolate*
– Receita de chantilly para recheios* + 1 c. chá de baunilha
– Cerejas em calda (ou fescas): cerca de 200 gr
– Calda de cerejas (ou calda de açúcar simples*): cerca de 200 ml
– Licor de cerejas (ou outra bebida alcoólica): 3 c. sopa- opcional
– Raspas de chocolate: cerca de 100 gr- opcional
Prepare o bolo de chocolate e o chantilly conforme as receitas.
Misture o licor com a calda e corte as cerejas em pedacinhos.
Nivele os bolos e corte cada um ao meio, obtendo 4 discos de bolo. Coloque um disco de bolo num prato e humedeça generosamente com a calda. Espalhe uma camada de chantilly e distribua algumas cerejas e raspas de chocolate. Humedeça a parte de baixo de outro disco de bolo e coloque-o por cima do anterior. Volte a humedecer com a calda, coloque chantilly, mais cerejas e raspas e assim sucessivamente até terminar todas as camadas. Humedeça o topo do bolo com mais calda e cubra todo o bolo com chantilly. Cubra as laterias com raspas de chocolate e decore o topo com rosetas de chantilly, cerejas frescas e mais raspas de chocolate. Leve ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir.
*BOLO DE CHOCOLATE
– Ovos: 4
– Açúcar: 280 g
– Óleo vegetal: 160 ml
– Farinha: 260 g
– Chocolate em pó: 100 g
– Fermento em pó: 1 colher de chá
– Água quente: 160 ml
Num recipiente misture os ovos, o açúcar e o óleo, e bata com uma vara de arames só até incorporar tudo. Junte a farinha, o fermento e o chocolate em pó, e mexa novamente. Por fim, envolva delicadamente a água quente, até obter uma massa com uma consistência uniforme (bastante mais líquida do que a de um bolo comum).
Verta a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha ou cacau em pó. Leve ao forno preaquecido a 180 °C (o tempo no forno vai depender do tipo e do tamanho da forma, por isso controle a cozedura espetando um palito na massa e verificando se sai seco). Depois de cozido, retire do forno e desenforme.
NOTA: Para fazer este bolo usei 2 formas de 16 cm e demorou cerca de 45 minutos a cozer.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1Y0vLUMEZR0
*CHANTILLY PARA RECHEIOS:
– 400 ml de natas (35% de gordura)
– 60 gr de açúcar
– 3 folhas de gelatina
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire 2 colheres de sopa dos 400 ml de natas e reserve. Bata as restantes natas bem frias, num recipiente também frio. Quando as natas começarem a ficar espumosas junte o açúcar e a baunilha. Continue a bater sempre na máxima velocidade até as natas ficarem firmes e cremosas.
Aqueça bem as colheres de sopa de natas e dissolva nela as folhas de gelatina escorridas. Misture nas natas batidas, batendo sempre com uma vara de arames.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4tzMdX9Jh3E
Vídeo da calda de açúcar: https://www.youtube.com/watch?v=_9-u7oVsmG8
A massa aguenta bem 2 andares mas é preferível usar uma estrutura se o bolo for muito grande. Quanto ao número de pessoas é relativo… talvez entre 12 e 16… as depende sempre dos recheios ou se é simples.
Olá Rita 🙂
Este bolo dá para quantas pessoas, aproximadamente?
Estou a pensar multiplicar a receita (tem de dar para umas 30 a 40 pessoas!) e fazê-lo em dois andares. Acha que a massa tem estabilidade suficiente para aguentar?
—
Obrigada e parabéns pelos vídeos, pelo blog e pelas receitas.
Tudo o q faço seu é sempre delicioso!!
:)))))))))
Olá, fui desafiada a fazer o bolo de Floresta Negra 😀
Este parece-me delicioso 🙂
https://asweetywaytodo.blogspot.com