O adorado salame, mas com as cores trocadas!
SALAME INVERTIDO
– 300 gr chocolate branco
– 100 ml natas
– 50 gr manteiga
– 200 gr bolacha maria de chocolate
– cacau em pó q.b.
Parta o chocolate em pedaços e junte-lhe as natas e manteiga. Derreta no mircoondas ou banho-maria e leve ao frigorífico por 30 minutos. Envolva as bolachas partidas em pedaços e molde em forma de salame com ajuda de 2 folhas de película aderente e papel alumínio.
Leve ao frigorífico até que fique firme, no mínimo 6 horas.
Passe todo o salame por cacau em pó.
Boaaaaaaaaaaaa!
Rita, fiz o salame tradicional em forma de bolo e polvilhei apenas com cacau em pó e todos adoraram, miúdos e graúdos! Foi um sucesso! Obrigada! Beijinhos.
Penso que não fará muita diferença, visto que salame é consistente.
Obrigada, Rita. Vou experimentar. Acha que posso pôr uma cobertura de ganache por cima? Se sim, ponho-a antes de levar o salame ao frio? Beijinhos e obrigada pela ajuda.
Olá Maria João, dá sim porque eu já fiz. Terá de forrar uma forma com película aderente e e pressionando amassa do salame. Quanto às quantidades vai depende da forma, mas pode sempre ir fazendo massa até completar. Bejinhos
Rita, dá para transformar este salame ou o tradicional num bolo de aniversário, enformado? Queria fazer uma coisa diferente, tipo surpresa para os anos do meu filho e veio-me esta ideia. Não sei é as doses para fazer um salame enformado maior. Acha que é possível? Se sim, pode dar-me uma ideia das doses de cada ingrediente? Beijinhos. Maria João
Pois eu esmigalhei à mão as bolachinhas 😉 Beijinhos!
Olá Rita,
ontem fiz o salame com o meu filho e ficou uma delicia!!! É mesmo bom!!!
Todavia as bolachas, como têm uma textura diferente das tradicionais Maria, esfarelam muito e, se não tivermos cuidado, quando juntamos a ganache não faz o contraste que a Rita conseguiu.
Estas bolachas têm mesmo de ser partidas grosseiramente à mão e se colocarmos num saco e partirmos com o rolo da massa o processo não corre tão bem pois cria muita "farinha" e escurece o salame.
🙂
Uma ideia interessante! Hei de fazer p os mais novos 😉 Bjinhos.