O chocolate é um dos ingredientes favoritos em elaborações de pastelaria, nos seus diferentes formatos. Aqui fica uma lista para explicar de uma maneira rápida e simples os tipos de chocolate que podemos encontrar no mercado, para poderem escolher o que melhor para as vossas receitas.

(Foto retirada da Internet)
Chocolate negro: A sua composição é feito de pasta de cacau e manteiga de cacau (ambas extraídas das sementes do cacau) e açúcar. Tem várias percentagens diferentes de pasta de cacau.
Chocolate de leite:  Contém ainda leite em pó.
Chocolate branco:  Não contém pasta de cacau, só manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e quase sempre baunilha.
Chocolate meio-amargo: Um chocolate que está entre o que se considera chocolate negro e de leite. Tem 50% de cacau, mas normalmente em Portugal é vendido como chocolate negro.
Chocolate de culinária: Tem uma percentagem maior de manteiga de cacau que o chocolate normal, para ajudar na estabilidade dos produtos.
Cacau em pó: Extracto seco da pasta de cacau.
Chocolate em pó: Cacau em pó com açúcar e aromatizantes.
Sucedâneo de chocolate: Um produto mais barato e de qualidade inferior feito à base do extracto seco da pasta de cacau, açúcar e gordura vegetal (total ou parcialmente a substituir a manteiga de cacau). 

Temperado do chocolate – Um processo que o chocolate tem de passar para manter a textura crocante e brilho quando volta a solidificar depois de derretido. A manteiga de cacau tem 5 moléculas com pontos de fusão diferentes e portanto o chocolate tem de passar por uma curva de temperatura. Por norma (para o chocolate negro) derrete-se a 45 ºC, esfria-se a 26 ºC e volta-se a subir a temperatura até aos 31 ºC. Nesse momento no ponto certo para ser usado. 

Rita