Hoje trago-vos outro post relacionado com dúvidas do livro, mas é por uma boa causa!
Todos os dias por email, mensagem, post no grupo que criei no Facebook, Instagram, sinais de fumo, etc. alguém me faz uma destas 10 perguntas. Às vezes mais do que uma das perguntas, às vezes mais do que uma vez por dia. Muitas vezes mais do que uma das perguntas mais do que uma vez por dia.
Se eu fosse responder pessoalmente poderia dizer que estava quase rouca, mas como respondo por escrito, imaginem o estado dos meus dedos! E tendo em conta que eu trabalho com as mãos, tenho de os poupar, senão depois como é que faço mais gelados?
Por isso já sabem, se forem direccionados para este post, saibam que estão a contribuir para a minha saúde. Física e mental 😉

AS 10 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O LIVRO/ SOBRE FAZER GELADOS:

1- Onde posso comprar o livro?
Deverá encontrar o livro sem problema nas livrarias e até na zona dos livros dos hipermercados. Também pode encontrar online no site da Arte Plural ou nos sites das livrarias. Para quem vive no estrangeiro, pode comprar online no site da Wook, que eles enviam para todo o mundo: http://www.wook.pt/ficha/a-vida-secreta-dos-gelados-caseiros/a/id/16152980
E já agora, o livro não dispõe de versão ebook.

2- Onde se compram sorveteiras? Que sorveteira recomenda?
No verão elas começam a aparecer por todo o lado e ainda recentemente quase na mesma semana o Lidl, Pingo Doce, Mini Preço e Aldi tiveram sorveteiras por menos de 20€. Também se podem comprar em lojas de electrodomésticos (físicas e online).
Recomendo todas e não recomendo nenhuma em especial! Na realidade as sorveteiras funcionam todas basicamente da mesma maneira e têm poucas diferenças entre elas, independentemente do preço. Comprem a que preferirem.

3- Tenho uma Bimby, preciso de comprar uma sorveteira para fazer as receitas do livro?
As receitas do livro estão adaptadas para fazer na Bimby. Pode usar a Bimby (ou outro robot com temperatura) para fazer as bases dos gelados e para fazer o gelado em si. No entanto, nada substitui uma sorveteira. Para fazer um gelado precisamos de congelar uma mistura e de introduzir ar. As sorveteiras fazem estes dois trabalhos num só movimento, o que quer dizer que vão produzir um gelado cremoso e sem cristais de gelo. Ao fazer na Bimby necessita primeiro congelar a mistura e depois triturar, este método não elimina os cristais de gelo, mas vai fazer com que se tornem menos perceptíveis. O gelado fica muito bom na mesma, mas na sorveteira fica sempre melhor na minha opinião. Portanto respondendo objectivamente à pergunta: depende. Depende da quantidade de gelado que vai fazer, se acha que vai valer a pena o investimento numa sorveteira, do seu nível de exigência, etc.

4- Qual o leite em pó se deve usar e onde se encontra? Posso usar leite em pó para bebés?
O leite em pó encontra-se facilmente em todos os supermercados (menos no Lidl e Aldi, penso eu) nos corredores dos leites/natas. As marcas mais comuns são Nido e Molico, mas há também de marcas brancas do Intermarché e Eleclerc. Podem usar leite em pó magro, gordo ou meio-gordo.
E não, não se pode usar leite em pó para bebés, este leite tem pouco tem a ver com o leite em pó comum. Basta lerem os ingredientes (por exemplo, um dos ingredientes do leite em pó para bebés é óleo).

5- Fiz a base e não engrossou. Fiz a base na Bimby e não atingiu o ponto. O que se passa? 
A base (com ovos), deve ficar com a consistência de um iogurte liquido. Não fique à espera que engrosse mais, no entanto verifique se atingiu o ponto tal como refere o livro (fazendo o teste nas costas de uma colher ou com um termómetro que deverá atingir os 80ºC).
Em relação à Bimby ou a outros robots, o tempo varia um pouco se for fazer a base com ingredientes a temperatura ambiente ou que estejam no frigorífico. Cozinhe por mais 1-2 minutos e vá controlando até atingir o ponto.

6- O meu gelado ficou líquido mesmo depois de 1 hora na sorveteira. O que se passa?
O gelado (e dependendo do rendimento da receita) deverá ficar pronto no máximo em 45 minutos, depois disto pouca alteração vamos ter. Quando o gelado fica liquido é normalmente por duas razões: ou a base não estava fria o suficiente ou a sorveteira não esteve a congelar por pelo menos 24 horas antes de usar. Muitas vezes pela ânsia de fazer o gelado (e quem nos pode recriminar?) ficamos tentados a acelerar certos passos, mas no caso do gelado é realmente necessário ter paciência. Antes de colocar a base na sorveteira esta deve estar fria, mas bem fria mesmo, o que é diferente de estar simplesmente arrefecida (a temperatura ambiente). E também a sorveteira deve estar bem congelada, muitas vezes o erro parte dos próprios fabricantes que indicam que se deve congelar durante 8-12 horas antes de usar, o que é errado, tem de ser no mínimo 24 horas.

7- O meu gelado não cresceu/rendeu pouco. O que se passa?
O gelado não cresce imenso. A mistura que era liquida, fica encorpada, espessa e sim ganha algum volume, à medida que congela, mas não cresce o dobro por exemplo. Depois há gelados que pelas características dos seus ingredientes crescem mais ou menos. Um gelado simples como o de nata ou um gelado de morango (que leva um grande quantidade de morangos), vão obviamente ter volumes diferentes. Da mesma maneira que um gelado de arroz doce que vai ter um pouco de perdida ao coarmos a base, vai ter bastante menos volume que um gelado de cheesecake ao qual vamos adicionar queijo, crocante de bolacha e doce.
À partida se não houver nada de errado com a receita (substituições ou não ter seguido os passos) ou com a sua sorveteira (avaria ou não estar fria o suficiente), tudo deverá estar ok.

8- O meu gelado, mesmo feito na sorveteira não tem consistência de gelado. O que se passa? 
É normal, sobretudo quando é a primeira vez que nos aventuramos a fazer gelados, termos a ideia que os gelados vão ficar logo prontinhos na sorveteira, tal como quando fazemos um bolo ele fica pronto no forno. Mas na realidade não é assim. O gelado deverá ficar consistente mas fica ainda um pouco mole para comer. O ideal é tirar da sorveteira e levar ao congelador por mais umas horas, sobretudo se quiser servir o gelado moldado em bolas.

9- Quando acabar de fazer um gelado na sorveteira posso fazer outro de seguida?
Infelizmente não. Terá de congelar de novo a sorveteira por outras 24 horas antes de fazer um novo gelado. É uma chatice, eu sei, mas a sorveteira ao fazer um gelado já não tem capacidade de fazer outro. E acreditem, eu já experimentei! Pensem nisto como uma maneira do universo nos dizer que só podemos fazer um gelado por dia 😉

10- Levei o meu gelado ao congelador ontem e hoje parece uma pedra. O que se passa?
É normal, não se preocupe. A temperatura ideal para comer um gelado, o ponto em que ele está bem cremoso mas firme ronda os 12/15 graus negativos. Ora os nossos congeladores estão a -18ºC, o que quer dizer que o gelado precisa de uns minutinhos a temperatura ambiente para perderem um pouco de frio. Quando vamos a uma gelataria os congeladores estão a uma temperatura mais alta que os nossos congeladores de casa, por isso estão sempre prontos a comer. E também os gelados que compramos nos supermercados têm alguns “pozinhos” e muito mais ar que os nossos feitos em casa, que fazem com que não endureçam tanto. Devemos tirar o gelado para fora do congelador 10-15 minutos antes de o comermos para apreciarmos toda a sua cremosidade.

E se tiverem dúvidas sobre substituições de ingredientes nas receitas do livro, espreitem este post: http://www.ladolcerita.net/2015/06/duvidas-sobre-substituicoes-de.html

Rita